domingo, 29 de agosto de 2010

7º Torneio Regional de natação (Jaboticabal) 28/08/2010



A cidade de Barretos participou do 7º Torneio Regional de natação na cidade de Jaboticabal em 28 de Agosto de 2010.
Em plena Festa do Peão, os atletas demonstraram sua dedicação ao esporte e particparam do torneio em que reuniu mais de 300 atletas da 5ª região da Federação Aquática Paulista.
Atletas que representaram a cidade de Barretos 7º Torneio Regional de natação:

ANDRE BATISTA
JULIA DE OLIVEIRA GUIRÃO
MARIANA CRISTINA RIBEIRO
MARIANA NEVES ALEIXO
MURILO HENRIQUE RIBEIRO
TADEU CARDOSO DE ALMEIDA
VICTÓRIA BEATRIZ BATISTA GONÇALVES
WILSON EDUARDO BATISTA MARÇAL VIEIRA
YAN SOUZA VISSOTHO

A Equipe foi comandada pelos técnicos, Douglas Pinheiro Miranda e Tadeu Cardoso de Almeida.

RESULTADO

OURO

50 METROS LIVRE FEMININO - MIRIM 2
1º JULIA DE OLIVEIRA GUIRÃO PM BARRETOS/AQUARIUS 00:33.16
50 METROS PEITO FEMININO - MIRIM 2
1º JULIA DE OLIVEIRA GUIRÃO PM BARRETOS/AQUARIUS 00:45.50
50M COSTAS FEMININO - MIRIM 2
1º JULIA DE OLIVEIRA GUIRÃO PM BARRETOS/AQUARIUS 00:41.17
100 METROS MEDLEY MASCULINO - PETIZ 1
1º WILSON EDUARDO BATISTA MARÇAL VIEIRA PM BARRETOS/AQUARIUS 01:24.44
100 METROS PEITO MASCULINO - INFANTIL 1
1º YAN SOUZA VISSOTHO PM BARRETOS/AQUARIUS 01:18.87
200 METROS MEDLEY MASCULINO - INFANTIL 1
1º YAN SOUZA VISSOTHO PM BARRETOS/AQUARIUS 02:38.05
50 METROS BORBOLETA FEMININO - INFANTIL 1
1º MARIANA CRISTINA RIBEIRO PM BARRETOS/AQUARIUS 00:39.54
50 METROS BORBOLETA MASCULINO - SENIOR
1º TADEU CARDOSO DE ALMEIDA PM BARRETOS/AQUARIUS 00:27.30


PRATA

100 METROS LIVRE MASCULINO - PETIZ 1
2º WILSON EDUARDO BATISTA MARÇAL VIEIRA PM BARRETOS/AQUARIUS 01:11.68
400 METROS LIVRE MASCULINO - PETIZ 1
2º WILSON EDUARDO BATISTA MARÇAL VIEIRA PM BARRETOS/AQUARIUS 05:26.70
100 METROS LIVRE MASCULINO - INFANTIL 1
2º YAN SOUZA VISSOTHO PM BARRETOS/AQUARIUS 01:04.03
50 METROS LIVRE MASCULINO - JUVENIL 1
2º MURILO HENRIQUE RIBEIRO PM BARRETOS/AQUARIUS 00:28.01


BRONZE

50M COSTAS FEMININO - INFANTIL 1
3º MARIANA NEVES ALEIXO PM BARRETOS/AQUARIUS 00:36.70
200 METROS COSTAS FEMININO - INFANTIL 1
3º MARIANA NEVES ALEIXO PM BARRETOS/AQUARIUS 02:51.12
50 METROS BORBOLETA MASCULINO - JUVENIL 1
3º MURILO HENRIQUE RIBEIRO PM BARRETOS/AQUARIUS 00:31.93
100 METROS LIVRE MASCULINO – SENIOR
3º ANDRE BATISTA PM BARRETOS/AQUARIUS 00:56.76

Cesar Cielo critica a piscina do Fla: ‘Boa, não é’



Sem saber onde nadar no Brasil, Nadador reclama da falta de estrutura no clube: 'Faltam coisas muito básicas'
De volta ao Brasil após o Pan-Pacífico, em Irvine, nos Estados Unidos, Cesar Cielo ainda não sabe como dará prosseguimento aos seus treinos nesta segunda parte da temporada. Acostumado à estrutura da Universidade de Auburn, também nos EUA, o nadador não tem no Flamengo, seu clube atual, as mesmas condições. Com duas competições no país pela frente (a etapa da Copa do Mundo e o troféu José Finkel), o campeão olímpico e mundial ainda não sabe em que piscina vai nadar.

Cielo deve conversar nesta semana com a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, para decidir seus próximos passos. O provável é que o passe a treinar no Parque Aquático Maria Lenk.

- Hoje meu clube é o Flamengo. Vou conversar com o Marcão (Marcos Veiga, seu técnico no clube) e a Patrícia, e a gente vai definir. Eu ainda não sei se a piscina do Flamengo já entrou em reforma. Cheguei há algumas horas, ainda não sei o que está acontecendo, mas provavelmente vou treinar no Rio. Não tem piscina boa no Brasil. Mas (no Flamengo), faltam coisas muito básicas, a faixa do T no meio da piscina, na risca preta, a faixa na parede. Não deve dar muito trabalho (para reformar), mas boa, a piscina não é, não disse Cielo.

Cielo admite erro de planejamento no Pan-Pacífico: ‘Poderia ter sido pior’O nadador afirma que a falta de estrutura é o que mais atrapalha durante o tempo em que treina no Brasil.

- Concentração não é tanto o problema. Mais difícil é a qualidade da estrutura. Você se acostuma fácil ao que é bom. Com sol, chuva ou nevando, eu posso escolher o que fazer em Auburn. Essa parte da estrutura acaba me atrapalhando um pouquinho. Eu chego a um lugar e vejo que não vou conseguir tirar o meu melhor. O Brasil está longe de ter uma estrutura que é básica lá nos EUA. Mas no ano passado treinei aqui e consegui quebrar o recorde mundial. Eu preciso estar treinado. Acreditando no que você quer, funciona – afirmou.

Para o nadador, ter diminuído o ritmo neste ano também foi importante para se manter nas melhores condições físicas para Londres, em 2012. Cielo acredita que quem está com a mesma pressão desde os Jogos de Pequim, em 2008, vai sofrer na Inglaterra.

- Quem continuar nadando neste ritmo, vai chegar em Londres no limite do corpo. Eu senti isso agora. Estava no meu limite. Venho treinando forte desde Pequim e esse descanso até dezembro vai ser importante.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PRAGA CORINTHIANA A CESAR CIELO JA COMEÇOU


Resultados melancólicos, isto pareçe praga "Corinthiana", pelo nadador ter assinado com o Flamengo e ter rejeitado a proposta do Corinthians, após a prata nos 50m e o bronze nos 100m livre - obtidos no Pan-Pacífico na última semana - não foram repetidos por César Cielo nesta quarta-feira. Em entrevista coletiva, o nadador brasileiro, com a consciência mais fresca, preferiu se apegar às conquistas nas piscinas de Irvine (nos Estados Unidos), como os três pódios e a estreia dourada nos 50m borboleta.

"Depois da prova é um momento pesado. Agora, com a cabeça mais fria, sei que não foi um desastre e que poderia ter sido pior. Trouxe três medalhas individuais e vou terminar o ano como o primeiro nos 50m borboleta. A prova que eu menos esperava me deixou mais feliz", lembrou 'Césão' que, antes da competição, decidiu nadar a prova pela primeira vez a fim de "quebrar o gelo".

Questionado acerca das lições tiradas no Pan-Pacífico, o atual recordista mundial dos 50m e 100m livres (ainda com o auxílio dos maiôs tecnológicos) culpou a falta de planejamento, sobretudo em relação aos treinos na universidade norte-americana de Auburn. No entanto, comemorou o fato de o baque ter ocorrido antes do Mundial de Xangai/2011 e das Olimpíadas de Londres/2012.

"Todo mundo errou em Auburn. A intensidade piorou, faltou água, faltou piscina. Acreditava que eu estava fazendo o suficiente e, pelo cansaço que tive, vi que não é bem assim. Nos anos anteriores, eu pedia mais aos técnicos, ficava mais tempo nas piscinas. Já em 2010, a gente treinava e eu pensava: 'Já está bom'. Mas, foi bom ter descoberto isso agora e tenho certeza de que darei a volta por cima", revelou.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Derrotas de Cesar Cielo





Cesar Cielo na derrota nos 50m livre
As derrotas recentes de Cesar Cielo têm explicação. De acordo com o técnico Brett Hawke, ele é o responsável pelo desempenho abaixo do esperado que o brasileiro apresentou no Pan-Pacífico, disputado na semana passada, na cidade americana de Irvine. O australiano disse que não esteve tão próximo quanto gostaria e que eles deram muita atenção ao trabalho físico e pouca à parte aeróbica. Brett Hawke afirmou que é necessário “mais natação”.

- Eu o decepcionei como treinador. Nesta temporada, tive dificuldades porque precisei terminar meus estudos de psicologia. Quando vi Cesar nadar aqui, percebi que não era o Cesar que eu conheço - disse o treinador, em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, que já está planejando mudanças na preparação do atleta.

Cielo conquistou três medalhas individuais no Pan-Pacífico. Supreendeu ao ganhar o ouro nos 50m borboleta. Nos 100m livre, prova na qual é o recordista mundial, ficou com o bronze. Emocionado, disse que nunca mais deixaria aquilo ocorrer em sua carreira. No entanto, o pior ainda estava por vir. Campeão mundial e olímpico dos 50m livre, além de detentor da melhor marca, levou a prata.

- Aqui é um Pan-Pacífico, não Jogos Olímpicos ou Mundial. Nós sabemos que podemos fazer melhor. É importante para ele sentir isso. Aprender que é impossível vencer o tempo todo. É melhor sentir isso aqui do que no Mundial ou na Olimpíada - explicou Hawke.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Kaio Márcio está pronto para enfrentar Phelps



A menos de 10 dias do Pan-pacífico, principal competição do ano, o nadador Kaio Márcio embarca nesta quinta-feira para Irvine (EUA) e já pensa no desafio que terá pela frente: Michael Phelps. O americano vai competir nas provas dos 200m e 100m borboleta, as mesmas em que o brasileiro está presente.

Na última semana, Phelps disputou o Campeonato americano em Irvine - nas mesmas piscinas do Pan-pacífico - e venceu tanto nos 100m quanto nos 200m, conseguindo, inclusive, mais um recorde na história da natação nacional. Os ouros de Phelps, no entanto, não intimidam o técnico Luiz Raphael.

"O Phelps nadará várias provas no Pan-pacífico e o cansaço pode afetar um pouco o seu desempenho. Independentemente disso, o Kaio está muito bem. Estamos com a sensação de que nosso objetivo em relação aos treinamentos foi conquistado. Sua forma física está excelente e com isso ele está mais veloz. Vamos ver o resultado disso tudo lá nos Estados Unidos", disse o treinador.

Atual recordista mundial dos 200m borboleta em piscina curta, Kaio Márcio voltou do período de treinamentos em altitude no México bastante motivado. "Estou muito confiante. O treinamento no México foi excelente e vivo uma fase muito boa", afirmou o nadador, que analisou os treinos nas Laranjeiras após a viagem. "Agora os treinos estão muito mais leves e ideais para quem vai competir em breve

Primeiro recorde é batido, depois dos "supermaiôs"





O Francês Camille Lacourt obtve um feito inédito nesta terça-feira, tornou-se o primeiro nadador a quebrar um recorde após a proibição dos supermaiôs. Na final do Campeonato Europeu, em Budapeste, na Hungria, ele se tornou o mais rápido do estilo costas no continente ao nadar os 100m em 52s11.

Trata-se da segunda melhor marca da história - o recorde mundial ainda está sob posse do norte-americano Aaron Peirsol, que anotou tempo de 51s94 em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, com a utilização do supermaiô. Nem mesmo o próprio Camille Lacourt contava com desempenho tão vistoso na Hungria.

"Não sei o que aconteceu. Achei que poderia vencer a prova depois das eliminatórias, mas bater o recorde europeu definitivamente não fazia parte dos planos", exaltou o nadador francês.

Desde que a Federação Internacional de Natação (Fina) proibiu os supermaiôs, apenas o norte-americano Ryan Lochte entrou no top 5 de provas olímpicas..

Lochte marcou 1min54s84 nos 200m medley no Campeonato Americano, ficando próximo do recorde mundial que ele próprio registrou em Pequim: 1min54s10. Antes disso, apenas o fenômeno Michael Phelps havia completado a prova em tempo menor: 1min54s23.

O Campeonato Europeu ainda registrou, nesta terça-feira, vitória do espanhol Rafa Muñoz, que marcou 23s17 nos 50m borboleta. Recentemente, ele esteve ameaçado de suspensão por doping, por ter faltado em três testes seguidos após o Mundial de Roma, no ano passado. Ele convenceu a Fina de que não cumpriu as obrigações porque estava afastado do esporte.

TROFÉU GUSTAVO BORGES 2009

TROFÉU GUSTAVO BORGES 2009
UBERLÂNDIA MG

PAULISTA DE INVERNO 2009

PAULISTA DE INVERNO 2009
GUARATINGUETA

TORNEIO REGIONAL 2010

TORNEIO REGIONAL 2010
NATAÇÃO-RECRA, RIB PRETO

EQUIPE DE NATAÇÃO 2012

EQUIPE DE NATAÇÃO 2012
LOCAL DA FOTO: RECREATIVA - RIBEIRÃO PRETO